Blog

23
FEV/2018

Dica Netflix: Altered Carbon

Normalmente, obras de ficção científica têm admiradores fiéis, e “Altered Carbon” chegou com a ideia de ampliar esse público, misturando aquela característica visão de futuro e tecnologia com romance, ação e até filosofia. A produção norte-americana da Netflix trabalha com violência, sexualidade, drama e situações traumáticas num futuro distante. Encabeçando o elenco, está o ator sueco Joel Kinnaman (“The Killing”, “House of Cards”, “Esquadrão Suicida” e “RoboCop”). A pedido de um rico empresário, o protagonista interpretado por ele volta para desvendar o mistério de seu próprio assassinato.

No enredo, a imortalidade é real daqui uns 250 anos. Tudo o que somos está concentrado em uma espécie de chip, implantado em nossa nuca. Por isso, há a possibilidade de continuarmos nossa existência em outro corpo – que no seriado são chamados de “capas”. Aí começa a função da ficção científica tradicional: transportar pra lá o que é um problema da atualidade. No caso, o quão descartável pode ser o ser humano, o quanto o consumo é o novo rei e, principalmente, as desigualdades social e econômica.

Em “Altered Carbon”, quem tem dinheiro pode escolher a próxima capa. Quem é super-rico e poderoso tem ainda mais facilidade na hora dessa escolha. Aos outros, resta o que existe à disposição nos depósitos. Ainda há a “morte real”, uma opção existente principalmente por motivos religiosos ou para assassinar de uma vez por todas uma pessoa. Isso significa a destruição do chip que contém nossa humanidade, consciência, lembranças e vivências.

Assista ao seriado, que possui 10 episódios e já está em discussão uma segunda temporada, com os olhos críticos e bem abertos. Não são somente cenas de lutas, sangue, revolução, sexo e alguns alívios cômicos no caminho. As questões éticas estão presentes e nos fazem pensar sobre os benefícios da vida eterna, sobre o que significa nossa humanidade e o como é gigantesco o abismo entre classes sociais. Tudo isso num cenário ciberpunk, cheio de luzes neon e efeitos visuais incríveis.

Confira o trailer clicando aqui.

Para outras dicas e conteúdos bacanas, acompanha a Sorvelândia pelo Facebook.

© 2012 Sorvelândia. Todos os direitos reservados. Imagens meramente ilustrativas.